Carta Aberta - Gestão 2018-2020 do CCRIM

Descrição:

Carta Aberta

Gestão 2018-2020 do CCRIM

“E aprendi que se depende sempre

De tanta, muita, diferente gente

Toda pessoa sempre é as marcas

Das lições diárias de outras tantas pessoas

E é tão bonito quando a gente entende

Que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá

É tão bonito quando a gente sente

Que nunca está sozinho por mais que pense estar”

(Caminhos do coração - Gonzaguinha)

Essa é uma carta aberta de agradecimento com alguns registros deste caminhar coletivo, que se compõe de defesas aguerridas em existência e resistência, lutas e muitas pessoas que fizeram e fazem o CCRIM desde 2016.

Passados mais de três anos de exercício da atual gestão do Centro de Ciências Criminais Professor Raul Chaves, é chegado o momento de encerrar mais um ciclo. Iniciado em meados de 2018 e finalizado em 2020, o último ciclo formativo do CCRIM contou, inicialmente, com Marina Gardelio na função de Presidenta e Marcos Leone, ex-Vice-Presidente - sendo posteriormente sucedido por Thágila Tainá Rodrigues, Vice-Presidenta. Dentre as Coordenações, tivemos a condução majoritária de mulheres: Marina Machado, Cord. Política Criminal; Indira Costa, Cord. Criminologia; Rafaela Lima, Cord. Vitimologia e Thágila Rodrigues, Cord. Direito Penal.

Sempre em coletivo, a gestão atuou com vistas à realização de  formações internas promovidas durante os núcleos de Política Criminal, Criminologia, Vitimologia e Direito Penal; ao desenvolvimento de pesquisas individuais e coletivas pelos(as) membros(as) e de diversas ações integradoras de saberes no campo das Ciências Criminais.

Foram muitos os projetos desenvolvidos e os compromissos assumidos. Dentre eles, destacam-se, o projeto “CCRIM nas escolas”; o I Minicurso de Metodologia da Pesquisa; a realização do evento “A Centralidade da Raça no Estudo da Criminologia Crítica”, além da histórica criação da ACCS “DIRC30 - CCRIM: Diálogos entre Universidade e Comunidade”, aprovada pela PROEXT-UFBA (edital ACCS - 2020.1), com as colaborações da professora Daniela Portugal, na condição de coordenadora; do Grupo Grãos de Luz e Griô e da professora Alessandra Prado.

Ao longo do ano de 2020, um cenário de desafios impostos pela Pandemia da Covid-19 trouxe ao CCRIM a necessidade de se reinventar em um novo formato. Como sempre, resistindo e provocando rupturas, fomos ocupar e dialogar no espaço virtual. Foi criado e concretizado o projeto “CCRIM em Prosa”, com o objetivo de possibilitar trocas de saberes, vivências e pesquisas na área das Ciências Criminais, entre membros e membras do Centro e seus convidados (as) que dialogaram, nesta primeira edição, sobre o eixo temático “Vidas Negras em Pauta”, tema prioritário, necessário e permanente no CCRIM.

Como um dos objetivos consignados no Estatuto do CCRIM, fora retomada a ideia de elaboração de um boletim científico, construído por várias mãos a partir da criação de Comissão Editorial interna, bem como da formação de uma Comissão de Pareceristas ad hoc composta pelos(as) professores(as) Ana Luisa Barreto, Ana Luíza Teixeira Nazário, Marcos Freitas e Vinícius Romão.

Em sua primeira edição, o Boletim Protopias recebeu artigos inéditos das professoras Dina Alves, Luciana Boiteux e Carolina Peixoto - três grandes nomes da área das Ciências Criminais e inspirações para o CCRIM - e de diversos articulistas que confiaram no periódico. Foi a partir de uma construção intergeracional e coletiva de discentes, colaboradores e colaboradoras do CCRIM que o Boletim foi gestado, pautando, cientificamente, a construção de uma ferramenta capaz de projetar reflexões, críticas e possibilidades de futuros protópicos.

Por fim, a gestão promoveu importantes alterações estatutárias a fim de reforçar o compromisso da entidade com a defesa irrestrita do Estado Democrático de Direito, prevendo ainda a implementação de políticas pró-equidade de gênero, raça e condição social, em consonância às manifestações e ações permanentes contra o racismo, machismo, lgbtfobia, capacitismo e toda e qualquer forma de opressão.

Findado esse ciclo, rememorar nossa trajetória, ainda que brevemente, é ato político para enraizar nossa história e trilhar os rumos futuros em Protopias; sobretudo, em um contexto tão desafiador, que nos impõe a tarefa diária de resistir ao obscurantismo, à negação da ciência, da cultura, das Universidades e até mesmo dos Direitos e Garantias Fundamentais.

A gestão atual se encerra, mas a luta conjunta continua. Aos(Às) que chegam, desejamos que as discussões de cada reunião e cada trabalho coletivo gerido possam transformar e revolucionar, ainda mais, todos e todas, assim como aconteceu com cada um(a) de nós neste fazer coletivo. Esperamos que o CCRIM continue sendo este espaço de formação nas Ciências Criminais, de desenvolvimento de Pesquisa e Extensão, mas, sobretudo, de autonomia estudantil, luta, permanência, resistência, sobrevivência, cuidado, afeto.

Deixamos nosso especial agradecimento a quem fez o CCRIM existir e acreditou na nossa gestão desde o princípio, alguns não mais como membros(as), mas sempre colaborando, construindo e pensando no CCRIM até os dias atuais: Ílison dos Santos; Jhonatas Melo; Thiago Guimarães; Tiago Rocha; Gabriela Garcia.

Agradecemos a todos e a todas aqueles(as) que se somaram aos(as) membros(as) antigos(as) e à gestão atual, para construir esta jornada: Alberto Souza, Amanda Fernandes; Alex da Glória; Ana Flávia, Beatriz Teixeira; Luzia Carla; Diogo Meira; Hemmyly Nascimento; Maria Clara; Railson Júnior; Rebeca Vieira; Sofia Araújo e Vitor Andrade. Sempre em coletivo, mandamos lembranças e agradecimentos pelos encontros e trocas a Ângela; Vanessa; Adson; Israel; Ítalo; Igor; Wellington; Horácio; Fernando; Noedson; Filipe; Raphael; Aliane; Lisa; Maiala; Mariana; Vagner; Danilo; Jéssica; Diogo; Raphael; Sérgio e tantas outras vozes que engrandeceram o CCRIM.

Encerramos a gestão agradecidos(as) pelos encontros, trocas e amizades que fizemos. Desejamos à nova gestão força, coragem e afeto para continuarmos essa jornada juntos(as) e expandirmos, ainda mais, esse sonho sonhado junto que é o CCRIM.

Atentas e fortes, caminhamos contra o vento; em Protopias, plantamos sementes. Nosso muito obrigada pelo tempo de construção e aprendizado, CCRIM.

Gestão 2018-2020 do CCRIM

Marina Gardelio