EVENTOS

Durante esta pandemia o Centro de Ciências Criminais Professor Raul Chaves (CCRIM) não deixou de debater sobre temas de relevância social. Neste período iniciamos o projeto “CCRIM em Prosa”, que consiste na realização de um ciclo de lives com o objetivo de pautar debates essenciais à área das Ciências Criminais. Em sua primeira edição, o projeto tem por eixo temático: Vidas Negras em Pauta.

A perspectiva para esses encontros, em formato de um bate-papo, é possibilitar trocas de saberes, vivências e pesquisas na área das Ciências Criminais, entre membros e membras do CCRIM, na condição de estudantes, ativistas e pesquisadores(as) - e colaboradores(as) e convidados(as) - professores(as), pesquisadores(as), ativistas.

Com relação ao tema escolhido para essa primeira edição, o CCRIM entende tratar-se de uma pauta prioritária, necessária e permanente, considerando o contexto histórico-social de um país forjado na escravidão, em que se vivencia, cotidianamente, o genocídio da população negra.

Segundo levantamento recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 75,7% das vítimas de homicídio no país são negras. Dois a cada três pessoas presas, são negras. Dados extensivos ao encarceramento feminino, que nos últimos anos cresceu mais de 500% no Brasil, retratando a prevalência de uma política criminal de extermínio.

Nesse sentido, pautar a importância das vidas negras é reconhecer que o racismo opera como elemento estruturante da sociedade e assumir um compromisso político antirracista, compreendendo como se inter-relacionam o assassinato de George Floyd, Marielle Franco, Ágatha Félix e João Pedro; o desaparecimento de Amarildo; a prisão de Rafael Braga, dentre tantos casos cotidianos marcados pela violência racial.

Assim, convidamos a todas e a todos para participarem das lives que acontecerão entre os meses de setembro e outubro, nas quintas-feiras, onde iremos prosear sobre: necropolítica, branquitude e segurança pública; violência contra a mulher; política de drogas e encarceramento; violência policial; Direitos Humanos, punição e cárcere.

O Centro de Ciências Criminais Professor Raul Chaves (Ccrim) realizará no dia 14 de junho de 2017 (quarta-feira), a partir das 08h30, o seu I Seminário Internacional – Desafios e Perspectivas de uma Ciência Penal Conjunta.

O evento é gratuito e aberto ao público. (Inscrições Encerradas)

Data: 14/06/2017 (Quarta-feira)

Horário: a partir das 08h30

Local: Salão Nobre do Palácio da Reitoria da UFBA. Rua Augusto Viana. s/n. Canela. Salvador. 40110-9