CCRIM abre inscrições para processo de integração de novos membros

Descrição:

Discutir criticamente o Direito Penal e as Ciências Criminais é uma das principais ações que novos os integrantes vão poder realizar no Centro de Ciências Criminais Professor Raul (CCRIM) da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (FDUFBA).  A entidade, composta unicamente por estudantes, está com inscrições abertas para o novo ciclo formativo.  Os interessados em participar do processo de integração de novos membros devem preencher o formulário CLICANDO AQUI. As inscrições ficam abertas até a próxima quarta-feira (25/08).

A integração se dará em três fases: a primeira, que não é classificatória ou eliminatória, corresponde ao preenchimento das informações gerais no formulário do link acima. A segunda fase consiste na presença obrigatória na Capacitação virtual, no dia 11 de setembro, às 14h. A terceira fase consiste na confirmação de permanência do inscrito que será feita por encaminhamento ao e-mail do CCRIM. Como não há uma seleção com requisitos pré-estabelecidos, todos que cumprirem essas etapas serão bem recebidos no Centro.

Engana-se quem pena que só estudantes de Direito podem participar. O CCRIM é aberto para todos os estudantes de graduação, seja da UFBA ou de outras unidades de ensino superior. A proposta é promover uma troca de experiências multidisciplinar. Os debates teóricos perpassam por quatro núcleos, que são como eixos temáticos: Política Criminal, Criminologia, Vitimologia e Direito Penal.

Além das reuniões para debates de textos, o CCRIM promove ações como seminários, encontros virtuais e ACCS. Essas iniciativas são projetos autônomos criados pelos(as) integrantes, voltadas para o desenvolvimento integrativo entre as discussões provenientes das reuniões de textos na área das Ciências Criminais e outros saberes e formas de atuações intra e extramuros universitários.

O que é o CCRIM - O CCRIM é uma entidade estudantil da Faculdade de Direito da UFBA e tem como um dos principais objetivos o fomento ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária nas Ciências Criminais, voltado para a formação interdisciplinar, crítica e interseccional.

Um dos pilares do CCRIM consiste na autonomia estudantil, de modo que o(a) membro(a) é responsável por sua formação a partir do que é oportunizado, gerenciado e discutido por todos(as) que compõem o Centro.

Ciclo Formativo – O ciclo formativo dura, em média, 1 ano e 3 meses. Durante o ciclo são realizadas reuniões quinzenais, aos sábados de tarde, para a discussão de textos do núcleo que estiver em andamento, podendo ocorrer, de forma intercalada, reuniões para o desenvolvimento e execução das iniciativas - projetos de extensão, pesquisa, prática e ensino geridos, de forma autônoma, pelos(as) membros(as).