O Centro de Ciências Criminais Professor Raul Chaves (CCRIM), com sede na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), lança, nesta sexta-feira (04), o I Boletim Protopias.
O periódico científico do CCRIM é fruto do esforço coletivo e independente - sem financiamento privado - de acadêmicas e acadêmicos que acreditam no entrelaçamento entre escrita e ação para promover rupturas epistêmicas e abrir novos caminhos.
“Protopia” é um termo pensado pelo Professor Naomar de Almeida Filho ao delinear a proposta de uma Universidade Nova no seu formato mais atual, apontando para a necessidade de uma transformação radical na academia do século XXI. O conceito revela uma ideia de movimento, construção e direção ao que se pretende realizar. Busca-se, com isso, enxergar uma universidade nova como uma protopia: uma ideia realista e realizável.
A primeira edição, "Criminologia, Raça e Gênero", vem com a pluralidade de vozes necessária para dialogar sobre gênero, raça, criminalização e sistema de justiça criminal, punitivismo e encarceramento em massa no Brasil.
Já para o seu lançamento conta com artigo das convidadas Dina Alves, Carolina Peixoto e Luciana Boiteux, além de muitos outros escritos! Além disso, o Boletim foi presenteado com contribuições artísticas e literárias de Alaido, Ilustra Clementine, João Pablo Trabuco, Nando Motta, Petit Abel e Yjalade.
Esta produção, pensada, gestada e concluída em pleno distanciamento social decorrente da pandemia de COVID-19, chega como uma forma de nos mantermos lado a lado. Na resistência, nunca estaremos sozinhos(as).
Para ter acesso à edição de número 1 basta acessar o site do Centro: ccrim.ufba.br. O link para o Boletim também estará disponível no perfil do Instagram: @ccrim.direito. Nesta edição, o boletim conta com 10 (dez) artigos e diversas artes visuais.
E mais...
O Boletim Protopias será o meio de comunicação científica do CCRIM voltado à publicação de artigos científicos e de revisão, nota científica, textos de opinião e resenhas críticas na área das Ciências Jurídico-Penais, abrangendo a Política Criminal, a Criminologia, a Vitimologia, o Direito Penal e o Direito Processual Penal, em comunicação com outras áreas do conhecimento.
Eixo temático – Cada edição do Boletim terá como foco um tema distinto de grande relevância social ou acadêmica. O tema “Criminologia, Raça e Gênero” foi o escolhido para esta primeira edição porque, nos últimos anos, os debates sobre branquitude, racismos e feminismos foram intensificados no CCRIM, nos ciclos formativos e nas movimentações que buscam incidências para além dos muros universitários.
O CCRIM – O CCRIM é uma associação social sem fins lucrativos fundada em outubro de 2016. Formada e gerida por estudantes de diversos cursos da UFBA e de outras instituições de ensino, a entidade tem por escopo o fomento à pesquisa, à extensão e à formação crítica, racializada, feminista, interseccional e interdisciplinar para (re)pensar as ciências jurídico-penais.
Com sede na Faculdade de Direito da UFBA, o CCRIM organiza-se, pedagogicamente, por meio de quatro núcleos formativos: Política Criminal, Criminologia, Vitimologia e Direito Penal. Os voos que se pretendem alçar com essa iniciativa, perpassam a produção acadêmico-estudantil qualificada nessas temáticas, através de estratégias metodológicas distintas, dentre elas o Boletim Protopias.
Esse é um convite aberto a toda a coletividade para participar, de forma conjunta, deste espaço de (des)construção de saberes por uma caminhada em protopias.